Mena's Persians

Sunday, February 8, 2009

As vacinas indispensáveis para gatos


Quem tem gatos de estimação, sabe como é importante manter as vacinas em dia. Não só para preservar a saúde do gatinho, mas também para evitar problemas com a própria saúde, já que muitas doenças são transmissíveis às pessoas. É muito importante vacinar os gatos ainda filhotes e repetir as doses pelo menos uma vez ao ano.

Ainda que muitas pessoas pensem o contrário gatos idosos também precisam ser vacinados, porque eles ficam expostos da mesma forma. E as doses precisam ser aplicadas uma vez por ano.


Um gato castrado e que vive preso em casa é diferente daquele que vive solto em casa, sem ser castrado, e sai para a rua. Normalmente gatos recebem duas doses da múltipla, mas alguns veterinários podem aplicar inclusive uma terceira dose se ele tem muito contato com a rua. No caso de gatos, as vacinas essenciais são a anti-rábica e as múltiplas (tríplice, quádrupla ou quíntupla), mas atenção elas não são infalíveis e o ideal é tentar manter os gatos em casa. A vacinação não é garantia de que o gato não vá pegar nenhuma doença. Dependendo do organismo do gato, ele pode ter a doença de forma mais branda, e claro existem doenças contra as quais não há vacinas.


Gatos debilitados não devem tomar vacinas, precisam de recuperar antes. E tal como pessoas, gatos não podem tomar medicamentos sem orientação profissional.

- Nenhum filhote deve sair à rua ou ter contato com outros animais sem estar vacinado;
- Nunca deixe de aplicar as doses anuais e a vacina anti-rábica a gatos, ainda que se diga que

gatos de casa não têm que receber essa vacina;
- Mesmo gatos que vivem dentro de casa precisam receber doses de vacina;
- Não aplique medicamentos no gato sem consultar antes um veterinário;
- Mesmo estando vacinado, não deixe o gato ficar em contato com bichos doentes;
- Gatos criados com responsabilidade não transmitem doenças aos homens.
Como tal devem ser vacinados enquanto jovens e revacinados anualmente. As doenças que fazem parte do esquema de vacinação do gato são a Rinotraqueíte, Calcivirose, Panleucopénia, Leucemia felina e Raiva.
Não esquecendo a desparasitação interna que deve ser efectuada regularmente todos os meses até aos 6 meses de idade. A desparasitação de parasitas externos como pulgas e carraças deve ser efectuada com a periodicidade necessária especialmente nos meses do verão. Siga sempre as indicações do seu veterinário assistente que é o único profissional credenciado para o aconselhar.
posted by Mena Lima at 11:12 PM

1 Comments:

Olá Mena!
Parabens pela divulgaçao, extremamente util.
Beijinhos e ron-rons :-)

February 9, 2009 at 2:04 AM  

Post a Comment

<< Home