Mena's Persians

Friday, December 5, 2008

Intoxicação por Piretrinas/ Piretróides em Gatos

As pulgas e as carraças são uma preocupação constante e eliminá-las nem sempre é uma tarefa simples.
Existem diversas substâncias que funcionam como antiparasitários externos, apresentando-se sob diversas formas: coleiras. Sprays, spot-on (pipetas) e formulações para banhos.
O spot-on, mais vulgarmente conhecido por pipetas é um dos mais utilizados pelos donos, tanto em cães como em gatos. Estes são colocados na pele do animal, sendo absorvidos pela gordura sub-cutânea e disseminando-se pelo corpo. O seu efeito é de um mês, tendo que ser colocado mensalmente.
Apesar da sua apresentação (pipetas) ser a mesma, o princípio activo que as constitui difere de cão para gato.
As piretrinas/piretróides são utilizadas no controlo de pulgas, piolhos e carraças. As piretrinas derivam de um composto botânico, o Chrysanthemum cinerariaefolium, e os piretróides são de origem sintética.
Estas substâncias não se utilizam nos gatos, pois estes possuem uma sensibilidade elevada relativamente aos cães, devido à reduzida capacidade em conjugar o composto, provocando facilmente toxicidade nos gatos.
Uma situação frequente é colocarem-se pipetas que foram formuladas para os cães e erradamente colocarem-se nos gatos, provocando alterações graves ou mesmo provocando a morte.
Fica aqui o alerta : Nunca coloque uma pipeta para cão no seu gato
Os sinais de intoxicação por piretrinas/ piretróides ocorrem normalmente entre 1 a 3 horas após a exposição, mas também pode ser possível passadas até 12 horas.
Os sinais mais frequentes de intoxicação são:
Depressão Hipersalivação
Movimentos rápidos das orelhas
Contrações do músculo cutâneo
Tremores das patas
Fraqueza muscular Hiperexcitabilidade
Vómitos Diarreia Alterações respiratórias
O animal não tem obrigatóriamente que apresentar todos estes sinais, depende do tempo de exposição e da quantidade administrada.
O tratamento é sintomático, pois não existe antídoto.
Caso se engane ao colocar a pipeta e o animal não apresentar sinais de intoxicação, este deve ser imediatamente lavado com água tépida, ambundantemente. Não use água quente pois a temperatura elevada da água, faz com que aumente a sua absorção através da pele.
Em caso de intoxicação leve de imediato o seu animal ao veterinário. A rapidez de actuação é essencial.

Fonte: (Newsletter do Hospital Veterinário do Restelo - Lisboa)
posted by Mena Lima at 3:23 AM

0 Comments:

Post a Comment

<< Home